A Medicina do Cacau – o retorno da Deusa com o fruto do coração

 

A Medicina do cacau chegou na minha vida após eu vir morar na Costa do Cacau, na Bahia. De repente, fiquei sabendo que ia rolar uma Iniciação nesta Medicina e fiquei muito curiosa, afinal, há 14 anos venho consagrando, me curando e estudando as medicinas como a Ayahuasca, o Rapé, o Peiote e o Watchuma (conhecido como São Pedro), mas nunca havia ouvido falar no Cacau. O chamado começou a ficar forte, os caminhos foram se abrindo e então eu fui nessa Iniciação, guiada pelas maravilhosas Jurema, Andréia e Gian (@jurema @andreasume @giansoorya)

 

Meu encontro com a Deusa Cacau, como carinhosamente gostamos de chamar esta Medicina tão feminina, foi profundo e maravilhoso. Andar pelas cabrucas (as plantações de cacau), conectar com a planta, a árvore, o fruto, as sementes, o mel de cacau (gente, o que é o mel de cacau!!) e com o preparo desta Medicina antiga foi realmente um marco em minha vida.

 

A palavra cacau é derivada do olmeca e das línguas maias – kakawa. Era utilizado pelas civilizações da mesoámerica como os Maias, Astecas, Toltecas e Olmecas principalmente como fonte de alimento. Era considerado um alimento sagrado, fazendo parte dos mitos destes povos. Utilizado principalmente na forma de uma bebida espumosa, era considerado o néctar dos Deuses, trazendo vigor, energia e poder. Seu nome científico é Theobroma Cacao, que significa o Manjar dos Deuses. O cacau era tão valioso para esses povos que também foi utilizado como moeda.

 

Os Maias tinham grande produção de cacau em suas terras, portanto, todo o povo, independente de status, conseguiam desfrutar desta bebida, muito utilizada em cerimônias, casamentos e celebrações. Porém, os Astecas não conseguiam produzir em suas terras, o que fazia com que esta iguaria tivesse um alto valor e fosse consumido somente por uma elite privilegiada: os governantes, sacerdotes, guerreiros e comerciantes.

 

Trazendo um pouco dos mitos que envolvem o cacau, conta a lenda asteca que foi o Deus Quetzalcoatl quem trouxe esta bebida celestial para a Terra. Um códice maia relata que os Deuses criaram o homem a partir do milho, cacau e outras plantas trazidas das montanhas do sustento.

                           IxCacao

 

Quando chamamos esta medicina de Deusa, estamos chamando por IxCacao, a Deusa Maia do cacau, que tinha a responsabilidade divina de banir a fome e garantir a segurança de seu povo. Inicialmente, era uma Deusa da terra em uma sociedade matriarcal, muito amada pelo povo como uma deusa cheia de amor, compaixão e abundância. Porém, com a queda de vibração que o planeta passou que deu início ao patriarcado, esta Deusa foi levada para longe dos campos e forçada a se casar com o Deus do comércio, assim, suas sementes foram transformadas em moeda e seu povo não podia mais beber de sua medicina, que se tornou uma iguaria somente para os aristocratas.

 

IxCacao elabora um plano com a Deusa do Amor que a enfeita com delicadas flores da cabeça aos pés e assim, Ela retorna ao seu povo como uma Deusa da fertilidade, do amor e do prazer. Este é o retorno da Deusa que estamos vivenciando neste momento planetário. Voltamos a honrar e comungar desta medicina de forma sagrada, após séculos de consumo misturado ao açúcar, transformada no irresistível chocolate. Porém, o Cacau sagrado cerimonial é a bebida original pura, de sabor amargo e adicionada, no máximo, com algumas especiarias. Quando comungamos desta bebida sacralizada, logo sentimos o nosso coração bater mais forte e com mais vigor. A Deusa Cacau chega de forma sutil, porém profunda, agindo em nossas emoções, sentimentos e intuição. Ela nos abraça e nos acolhe com profundo amor, nos trazendo ensinamentos preciosos para a nossa vida, liberando mágoas guardadas no coração. Uma experiência única.

 

Atualmente realizo cerimônias de cacau em Serra Grande, na Bahia, junto com o meu companheiro, Rafael Sampaio, com a vivência Medicina do Som e Cerimônia do Cacau; e também a vivência para mulheres Dançar a Deusa que Nos Habita com a Medicina do Cacau. Em março de 2020, estarei na Imersão Femear no Rio de Janeiro levando esta sagrada medicina para mulheres que desejam se aprofundar em sua essência feminina livre e selvagem. Será do dia 20 a 22 de março, inscrições e informações no link: https://www.eventbrite.com.br/e/femear-tickets-91352833785

Quer levar esta cerimônia para a sua cidade? Basta entrar em contato pelo whatsApp 73 8109-2363

 

Gratidão por este servir,

Fernanda Brener

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.